A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Método Snowflake para construção de romances



Resultado de imagem para randy ingermanson

Surgiu uma nova ideia para um livro?
Precisamos planejar o roteiro do enredo.

O roteiro do enredo é fundamental para que o autor não se confunda, não se atrapalhe com os acontecimentos.
O que é roteiro de enredo?
É um arquivo onde vai ser anotado tudo o que vai acontecer na uma história, das cenas descritas aos diálogos dos personagens – exatamente como o roteiro de um filme.

Há quem não precise desse roteiro. 

Esse, por exemplo, é o roteiro de Harry Potter e a Ordem da Fênix, feito por J.K. Rowling para que ela pudesse ter uma ideia mais concisa da história


Método Snowflake para construção de romances

Randy Ingermanson criou o método “snowflake” (floco de neve) para os novos escritores começarem a estruturar o enredo de seus livros. Isso foi pensado porque muitos escritores têm dificuldade em estruturar o enredo.

E como funciona? Através do outline (esboço, esquema) é construído o roteiro partindo de um resumo. Parece estranho partir de um resumo se nem se conhece ainda a história, não é mesmo? Pois é isso mesmo, em vez de partir do enredo para o resumo, neste método o autor vai partir do resumo para elaborar a estruturação do romance.

O método é composto de 10 etapas, e quando elas estiverem prontas, já haverá uma história completa faltando apenas alguns acertos e a revisão.

Vamos ao método snowflake?

Primeira Etapa: Resumo em 1 linha

Se você fosse resumir a história que deseja escrever, em apenas uma linha, uma única linha, como seria?
Por exemplo, Vidas Secas seria assim: Saga de uma família de retirantes da seca do nordeste.
Faça isso com a sua história, experimente.

Segunda Etapa: Criar 1 parágrafo

Crie agora um parágrafo que resuma a história do começo ao fim. Construa esse parágrafo com 5 frases.

Na primeira frase insira o cenário, local, e já comece a contar o que acontece lá.

Na segunda e terceira insira o que seria o “arranque” da história. Isto é, dedique-as às aventuras, aos acontecimentos que vão impulsionar os personagens principais. Aqui o autor vai apresentar o que chamamos de picos dramáticos que são os momentos de maior tensão da trama.

As duas últimas frases são reservadas para o desfecho, uma vai indicar a direção da história, e a última vai finaliza-la.



Terceira Etapa: Resumo de personagens principais.

Aqui é onde você poderá se focar nos seus personagens. Randy Ingermanson diz que é preciso fazer uma página de resumo sobre cada personagem principal, que contenha: Nome do personagem, sua função na história, objetivo do personagem, sua motivação, os obstáculos em seu caminho, a sua aprendizagem no fim da história e, por fim, um parágrafo completo da história pelo ponto de vista do personagem.

É preciso fazer isso para cada um dos personagens principais.

Quarta Etapa: Parágrafo completo do resumo dos acontecimentos.

Nessa fase você terá de voltar ao resumo de acontecimentos (Etapa 2) e fazer um parágrafo completo de cada um dos acontecimentos, do cenário à conclusão. Isso mesmo, vai transformar cada frase em parágrafo completo traçando um resumo dos acontecimentos. Aqui é onde você pode começar a adicionar mais detalhes sobre o que deve acontecer e até sobre o que os personagens irão conversar.

Quinta Etapa: Roteiro de personagens secundários e expansão dos personagens principais.

Agora você deve começar a fazer um resumo dos personagens secundários usando a mesma base do resumo dos principais. Aqui você deve escrever no que os principais irão se transformar.

Vai também voltar à Etapa 3 onde fez Resumo de Personagens Principais, e vai expandir a fixa dos personagens principais, adicionando mais detalhes à história de cada um e sua relação com os demais personagens, sejam principais, secundários ou aqueles que só ficam no fundo (personagens background).

Aqui você pode desenvolver as tramas secundárias, que podem ajudar ou problematizar a história. Você começa a perceber que nasce a trama paralela à primeira (ou segunda trama).

Sexta Etapa: Expansão dos parágrafos, texto completo.

Nessa fase você terá de pegar cada um dos parágrafos dos acontecimentos que estão na Etapa 4 e escrevê-los em uma página, adicionando novos detalhes, além das falas e relações entre os personagens que serão desenvolvidas nessa cena. Cada parágrafo da etapa 4 vai virar 1 página.

Aproveite nesta Etapa para inserir as informações da Etapa 5 sobre os personagens.

É aqui que a história realmente começará a ser desenvolvida a trama, vai nascer um resumo entrelaçando a trama principal e a secundária. Aqui nascerão seus primeiros capítulos.

Sétima Etapa: Criar Fichas de personagens.

Nesta Etapa você vai construir o Arco dos Personagens.

Volte aos resumos dos personagens na Etapa 5. A partir daí você vai escrever uma ficha completa e detalhada sobre cada um dos personagens (principais, secundários e até background, se você quiser).

Aqui você vai adicionar mais detalhes para os resumos de motivação, obstáculos e aprendizagem de acordo com as mudanças que você fez na história nos últimos passos. Mas também pode adicionar detalhes mais simples e que podem ser até sem importância, como a cor dos olhos, outros traços físicos, hobbys, etc…


Etapa Oitava : Divisão dos parágrafos em capítulos e cenas.

Esta é uma continuação da Etapa 6. Agora você pode começar a desenvolver seus capítulos e as cenas que farão parte da história. Como fazer isso?
Tome a Expansão da Etapa 6 onde você expandiu cada parágrafo em 1 página, e divida em Capítulos.

Você poderá fazer isso no Word, Excel, ou ainda em pastas contendo os núcleos de cada personagem.

Etapa Nona: Desenvolvimento de cenas

(Há um passo opcional no meio disso tudo, o passo 9, o rascunho completo de cenas, mas não irei adicionar aqui porque ele já vem sendo desenvolvido nas Etapas 4 ou 8, e será concluída com a fase 10).

Desenvolver com mais vagar as cenas que foram criadas. Nesta Etapa você pode fazer um rascunhão do livro e inserir diálogos, descrições.

Este ainda não será o texto oficial, mas um esboço completo já maduro que dará ao autor visão geral do que está acontecendo na história.

Etapa décima:  Texto Oficial

Aqui sim será o texto é oficial, aquele em que a história apresenta todos os detalhes, todas as ferramentas literárias. Nesta Etapa há total preocupação com o texto, pois é a primeira versão do livro. Não chamamos mais de resumo este texto.

O que há de bom no processo snowflake é que o autor pode voltar à qualquer fase e modifica-la como desejar. Isso só vai contribuir com a clareza do texto.

Origem: linadoon.wordpress

"Saber viver, não é fácil" - Hirtis Lazarin



Resultado de imagem para sapatos prada
"Saber viver, não é fácil"
Hirtis Lazarin

Thomas, filho único de empresário bem-sucedido, já nasceu cheio de privilégios.
Cercado de mimos e dengos, nunca ouviu palavras negativas e tão necessárias. 

 São elas que nos ensinam que na vida nem tudo é possível e que ouviremos muitos ”nãos".  E são esses "nãos" que nos darão forças para continuarmos na luta que não privilegia ninguém.

O menino cresceu sem limites, nem restrições.  Aos dezesseis anos já conhecia quase todos os países, além do Atlântico.

Ia à faculdade para agradar e fazer um carinho à mãe, que não se conformava com o filho "bom vivant". Sabia o quanto errou em sua formação. 

Thomas sabia que não precisava trabalhar, pois na ausência dos pais, teria dinheiro suficiente para viver muito bem pro resto da vida.

Mas a vida não é um caminho retilíneo e previsível.  Todo cuidado é pouco nas curvas que surgem inesperadamente.  Uma freada brusca pode provocar capotamento capaz de trazer estarrecimentos sem solução.

E foi numa dessas curvas perigosas que Thomas, em alta velocidade, não respeitou as placas de trânsito e não freou a tempo.

Sua vida virou de ponta cabeça.

Numa noitada carioca como outras tantas, conheceu Helô, mulher exuberante, alguns anos mais velha.

Helô era culta, inteligente e divertida.  Conhecia a noite, a lua, as estrelas e os encantos que ela produz.  Uma companheirona.

Thomas apaixonou-se perdidamente por Helô.  Dizem que o amor cega.  Thomas foi aconselhado.  Não deu ouvidos aos conselhos dos pais nem dos amigos.  Não sabia ou fingia não saber que sentimentos que brotam rápido demais podem morrer num piscar de olhos. 

Ninguém o reconhecia mais.  Era outro homem.  Contrariando a todos, mudaram-se pra Nova York.  Dinheiro não faltava.

Tudo perfeito...Um casal jovem em pleno vigor.

Thomas realizava todos os desejos, sonhos, fantasias e loucuras da amada.  Só para citar uma loucura, num mesmo dia, numa única loja, comprou vinte pares de sapatos Prada pra Helô.

Já estavam juntos há pouco mais de um ano. A vida que todos sonham.

Depois de uma noite bem dormida que costumava se prolongar até às treze horas, Thomas acordou e sentiu a falta da mulher na cama.  Estranhou. Sempre foi difícil tira-la debaixo dos lençóis.

Chamou-a várias vezes e nada...  Percorreu todos os aposentos do loft e nada também.

Acendeu as luzes.  As portas do guarda-roupa estavam escancaradas.  As gavetas e cabides vazios.  Algumas peças perdidas no chão revelavam pressa.  Sobre a mesa de jantar um bilhete:

"Thomas,
               nossa saga terminou.
               Você é maravilhoso.
               Sou aventureira.
               Minha vida segue. 
                    Adeus...
                                          P.S. Levei todo dinheiro da nossa conta conjunta.

O homem rico, seguro, apaixonado desmoronou.  Acordou horas depois, quando o cachorrinho lambia-lhe a boca.

Perdido e só.  Ali estava o homem fraco que não aprendeu a ouvir não.  Não sabia perder. Sem rumo, caminhou dias e dias pela cidade sem dormir nem comer.

Anestesiado pelo álcool, andou quilômetros e mais quilômetros de estrada até uma cidadezinha.  Perambulando pelas ruas, encontrou, num beco sem saída, um fusca abandonado. 

Fez dele sua morada.  O novo morador chegou quietinho e assim ficou.  Nunca atrapalhou ninguém.  Pouco falava.  Magro, franzino, vivia de comida e roupas doadas.

O nome?  De onde vinha?  Nunca mais se lembrou.

A solidão levou-o à bebida.  A bebida ingerida em excesso transformou-o num fantasma que vivia só porque ainda respirava.  Os dias passavam e ele perambulava pelas ruas.  À noite recolhia-se no seu cantinho.

O outono foi-se e o inverno despontou rigoroso.  O asfalto, as árvores, os telhados, o fusca, amanheceram enfeitados de neve.  Um vento frio e cortante assobiava aos ouvidos, as nuvens embaçadas entristeceram o dia. 

Thomas, encolhido no espaço reduzido do carro enferrujado e frio, foi encontrado morto de mãos juntas.

Um pedido de socorro que jamais balbuciou.

Frustação. - Dinah Choichit


Imagem relacionada
Frustação.
Dinah Choichit


Miro estava a passeio em São Paulo e resolveu ir para a fazenda de seus pais.  Estava desconfiado de que algo não estava correndo bem.

Seu pai andava muito preocupado, as contas não batiam com o saldo bancário.

Miro tinha um primo que trabalhava com ele na fazenda, era encarregado da administração. Eduardo ganhava bem, mas tinha muito ciúmes de Miro. 

Acontece que o pai de Eduardo também já teve bens, mas perdeu tudo na mesa de jogo. A mãe fugira com o capataz. Eduardo revoltou-se, tornou-se vingativo. Até que foi acolhido pelo tio.

A má índole do menino imperava. Desde pequeno não se conformava com a situação. Vivia pensando com pegar o dinheiro do tio e fugir. Até que planejou como fazê-lo. Começou desviando pequenas somas e sondou o tio. Depois passou a maiores quantias, e viu que o velho já andava desconfiado. Quando soube que Miro viria, ficou preocupado.

O tio não tinha outros parentes, somente Miro e ele, Eduardo. Sabia também que se Miro morresse, ele seria o herdeiro do tio. Dali à arquitetar um plano, foi um pulo.

Miro chegaria daqui a dois dias. Ele e que iria buscá-lo no aeroporto. Revólver ele já tinha, mas como matá-lo para que não desconfiassem dele?

Pedir ajuda nem pensar. Lembrou-se da cachoeira no caminho, Miro sempre pedia para parar e dar uma olhada. Era bem funda, perigosa. Miro ficava sentado alguns minutos admirando o cair da água. Dizia que se acalmava olhando a natureza, principalmente aquela cachoeira.

Não teve dúvida, pegaria o revólver e quando Miro sentasse daria o tiro nas costas e o jogaria cachoeira abaixo. O corpo seria tragado pelo turbilhão da água e seria levado para bem longe.

Ficou tranquilo. Limpou a arma, guardou e esperou o dia.

Foi buscá-lo por volta das 10.00 horas da manhã, como combinado. Abraços para cá, abraços prá lá, e Miro apresentou a namorada que viera conhecer os pais.

Eduardo ficou uma arara. Seus planos foram por água abaixo. Disfarçou sua ira, e tratou de carregar as malas.

Acabara de se acomodar quando Miro viu o revólver na cintura do Eduardo. Perguntou o que ele pretendia com aquela arma.

Eduardo quase bateu no barranco.  Se controlando disse que havia certas notícias de ladrões de gado assaltando as fazendas. Estava só prevenido.

Foi conversando alegremente com o primo e a namorada até chegarem na fazenda. Recolheu-se ao quarto e deu um tiro na cabeça.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...