A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 7 de março de 2018

Numa excursão turística - Dinah Choichit



Resultado de imagem para museu na Grécia


Numa excursão turística
Dinah Choichit

Numa dessas excursões turísticas ao Museu na antiga Grécia, aconteceu um episódio alucinante que até hoje me dá calafrios.

Estávamos vendo esculturas da mitologia quando de repente, achei estranho, uma escultura enorme no fundo da sala, meio abandonada e numa escuridão total.

Me aproximei e foi me dando um arrepio, a figura era quase um ser humano, com 2 pernas, braços, uma cabeça de animal e muito peludo.

Olhando atentamente parecia que se mexia, fiquei estático, ele foi se tornando maior, maior e veio andando na minha direção. Quis fugir, mais estava paralisado. Ele foi chegando, chegando, olhou bem nos meus olhos e expeliu um sopro. Fiquei meio tonto. Em seguida mais um sopro. Tentei me segurar, mas senti a pancada do meu corpo no chão. Não vi mais nada.

Isso aconteceu por volta das 3 da tarde.

Me lembro bem que figuras iguais a dele e outros bem horripilantes, da cor do inferno, foram aparecendo, mexiam comigo, meus braços, me pondo em pé, me rodopiando, falavam cantando e soprando na minha cara. Tiraram minha camisa, rasparam minha cabeça e me puseram sentado numa poltrona que mais parecia um trono. Me fizeram beber um vinho doce e quente. Num minuto me senti forte feito um leão. Levantei e fiquei dançando com eles e belas mulheres mascaradas. Me senti o rei da festa. De repente uma pancada na cabeça e tudo voltou. Não senti mais nada, estava em pé na frente a escultura, com o relógio na mão, marcando 3 da tarde.

Realidade ou Imaginação?

ACREDITE SE QUISER - Hirtis Lazarin



Resultado de imagem para cavaleiro correndo sobre o cavalo

ACREDITE SE QUISER
Hirtis Lazarin

A pequena Itaoca, plantada no sertão maranhense, sofreu demasiadamente com a morte do delegado João Teodoro.

Ele não merecia ser  cravejado de balas.  Homem bom e prestativo, sempre disponível a ajudar os conterrâneos.   Amava-os  Pela simplicidade e pela sinceridade que mora no peito do itacaonse.

A rotina diária e o correr do tempo fizeram a vida voltar ao normal.  E melhor ainda ficou, com a chegada do novo delegado indicado por autoridades da capital.  Tinha a aparência de "leão de chácara".  Não perdeu tempo e já começou a mostrar trabalho.  Em poucos dias, tinha pronto levantamento dos moradores de Itaoca.

E, vamos adiante, que atrás vem gente.

O quintal de Seu Toninho era enorme.  Tinha horta, galinhas e galo, um cavalo de raça, 0 Ventania, e uma vaca leiteira.  O produto de tudo lhe rendia bons trocados.

Às cinco da manhã já estava ele ordenhando a Mimosa.  O latão de leite estava quase cheio, quando ouviu uma voz vigorosa chamando-lhe pelo nome.

Achou a voz conhecida, mas quando se virou, deparou-se com um homem alto, corpulento, rosto coberto por touca ninja e empunhando armas.

Exigiu-lhe a entrega do leite e evaporou-se montado  o Ventania.

Coitado!  Seu Toninho chorou muito diante de tamanha impotência à frente de um homem armado.  E ainda perdeu o cavalo de estimação (e ponha estimação aí).  Outro igual nunca encontraria.  Ventania foi criado desde pequenino.  Era o seu terceiro filho.

O delegado passava horas debruçado sobre a mesa tentando bolar um plano de ataque e defesa contra o ousado assaltante.  Não seria nada fácil. Sua equipe contava com três soldados apenas e faltavam armas pra todos.

Não demorou muito, o ladrão entrou em ação pela segunda vez.

Chegou montado no cavalo roubado.  Invadiu a lojinha de Seu Quinzinho.  Ele consertava relógios e vendia outros, novos e usados.

O ladrão rendeu o comerciante, escolheu três peças, as mais bonitas e caras, e voou galopando.

E o delegado continuava estudando...

A senhora do prefeito atravessava a praça central, como sempre, toda "emperiquitada" de joias caríssimas.   O cavaleiro misterioso aproximou-se e depenou a "árvore de natal".

A mulher pirou literalmente. Uma "judieira".    

A população evitava agora, até sair às ruas e, quando saía, saía armada.  As crianças só brincavam no quintal.  A cidade parou.
E o delegado continuava estudando...

 Dona Cidinha passava dos oitenta anos.  Já caducava e falava sozinha.  Morava com Luíza, sua filha, e o único divertimento dela era cuidar do jardim.  Mãos de fada.  Onde as colocava, brotavam flores viçosas.

já era tardinha, quando o sol  se acalmou, e lá estava ela a regar as plantas do jardim.  E, como sempre, conversando com elas. 

Luíza, na janela, olhava pra mãe com o maior carinho do mundo.  Sabia que lhe restava pouco tempo pra desfrutar desse convívio. 

Sem mais nem menos, Dona Cidinha empacou e os olhos arregalados fixaram em alguém.  Alguém conhecido.

Balbuciou  algumas palavras, fez gesto de cumprimento e de abraço apertado.
A filha ouviu perfeitamente quando ela disse:  "Vá com Deus", João Teodoro.

Fez-lhe dúzias de perguntas, tentou extrair-lhe o que havia acontecido, mas a mãe não se recordava de nada.

Ficou por isso mesmo... Como mais uma da velhinha caduca.

E o delegado continuava estudando...

O padre, então, convocou os fiéis para um louvor ao Santo Expedito, aquele que não deixa pra amanhã causas impossíveis.

Terminada a missa, todos juntos, com muita fé e devoção, repetiam:  "Santo Expedito, intercedei por nós junto ao Nosso Jesus Cristo.  Vós que sois o santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, protegei-nos, ajudai-nos.  Dai-nos forças coragem e serenidade.

Ao final da reza, enquanto todos ainda estavam ajoelhados, ouviu-se um grito misturado de dor e sofrimento.

Todos viram um nevoeiro levantar-se por trás da imagem de Santo Expedito.  Anjos surgiram trazendo alguém ao colo.

Inacreditável... Se eu não estivesse presente, jamais acreditaria no que vou contar agora.

Os anjos carregavam João Teodoro de farda, montado no Ventania, armado com a 38 herdada do pai, da década de 20.

Enlaçaram-no e voaram em direção ao céu, atravessando o teto de concreto da igreja.

João Teodoro entendeu, por bem ou por mal, que já não pertencia ao mundo dos vivos e que sua morada era na casa do Pai Eterno.

Tudo que fez após a morte, era sem maldade.  Queria avisar ao seu povo que não tinha morrido.   Que não queria morrer.  Que ainda era o delegado da cidade. E que devolveria tudinho que roubou em perfeita ordem.  Foi ele quem visitou Dona Cidinha.  Foi ele que visitou-a no jardim. 

E, os moradores de Itaoca, em poucos dias, desapareceram da cidade mal-assombrada.

Hoje são apenas ruínas de uma cidadezinha cuja história nem mais aparece entre os registros das cidades do Brasil.  E aquele pontinho, mais que pequeninho do mapa, apagou-se pra sempre.

As vizinhas - Dinah Choichit



Resultado de imagem para amigas conversando no elevador

As vizinhas
Dinah Choichit


Estava abrindo a porta do apartamento para pegar o elevador e, por casualidade minha vizinha também.
Eu chamei o elevador, e a partir daí começou a conversa.
Perguntei se havia   viajado nesses feriados do carnaval.
Disse que não. Não tinha paciência para ficar de duas a três horas para percorrer uns 100 kms, quando normalmente levava somente uma hora. Tivera também a oportunidade de oferecer o sitio, que era perto, em São Roque, para a sua irmã que tinha seis netos e iam se reunir.
Uma das filhas vinha do exterior para visita-las. Essa tinha um casal de filhos, Paulo de oito anos e Ana Tereza de 10. Já fazia muito tempo que não via os netos.
O filho morava em São Paulo, tinha quatro filhos sendo duas meninas gêmeas, Lucia e Helena, de nove anos, um menino de sete, Eduardo e uma menina de cinco Gabriela.
Pensei, puxa não para de falar. Será que vai contar também o que se passou no sitio. E continuou.
Que eles passariam o carnaval juntos, no sitio, e que depois iriam visitar os parentes. Já tinham sido convidados para almoços, jantares, churrascos, a agenda já estava cheia.
Eu falei: que maravilha. E ela continuou: Aproveitei para colocar a casa em ordem. Como você sabe trabalho a semana inteira, depois academia, cuidar do marido e filhos leva tempo. Convidei também para virem jantar aqui na quinta-feira.
E por falar nisso gostaria que você me passasse a receita daquele maravilhoso pavê de nozes. Vai ser um sucesso o meu jantar.
Só eu falei. E você?
Venha amanhã a tarde tomar um café comigo.
Chegamos na garagem, e ela continuou, eu estou atrasada para o cabeleireiro, pois tenho um jantar chiquérrimo e preciso estar à altura vou pintar o cabelo, unha, depilação e uma bela massagem para me acalmar. Foi um prazer conversar com você. Não falte amanhã.
E eu só consegui respirar fundo: UFA!


Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...