A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quinta-feira, 17 de maio de 2018

AS SURPRESAS QUE A VIDA NOS RESERVA - Henrique Schnaider




Resultado de imagem para desenhode homem estudando

AS SURPRESAS QUE A VIDA NOS RESERVA
Henrique Schnaider

Renato era um homem muito simples, nasceu, viveu em um lar pobre, seus pais de origem italiana trabalhavam de sol a sol, o único bem que possuíam era um caderno que receberam do seu avô que sempre guardavam com eles, mas não liam por serem analfabetos, e o rapaz nunca se interessou em saber o que estava escrito.

O que ganhavam mal dava para a comida do dia a dia, do aluguel, a família sentia o sabor amargo de viver na penúria.

Com muito sacrifício seus pais conseguiram fazer com que ele fosse alfabetizado, assim não seria como eles que sequer sabiam assinar o próprio nome.

O pai do rapaz tinha saúde precária, e devido a falta de recursos, de assistência dos serviços públicos, acabou sucumbindo à doença, falecendo ainda jovem. Deixou Renato e Alzira, sua mãe, numa situação terrível, apenas tinham consigo o caderno do bisavô de Renato, assim sentiram na pele a dura realidade da miséria.

Renato, finalmente, conseguiu um empreguinho bem chinfrim, mas que ajudava nas despesas da casa, enquanto a mãe se virava fazendo faxina em casas de gente rica, que não sabia o que é a dor de não ter o que comer.

Mas ambos mãe e filho tinham o corpo calejado pela necessidade, enfrentando com muita coragem e determinação aquela situação.

Quando Alzira ganhava das patroas alguma comida chique, alguma sobremesa dos deuses, a noite era de festa na casa.

Renato estava inconformado com a situação, estudava muito, era um leão em sua determinação de se formar, melhorar de vida, oferecer a mãe tudo aquilo que a vida dura, lhes privou de ter, certos confortos mais delicados, que só para quem a sorte sorriu, pode saborear.

Aos trancos e barrancos o rapaz conseguiu chegar a faculdade, começou o curso de Engenharia, mas tudo era muito caro, Renato necessitava, ir de gabinete em gabinete, chorando descontos, bolsas para conseguir terminar o seu curso.

Apesar de todo este sofrimento, Renato era felino na sua paciência de obter o seu diploma, lutando contra todas as adversidades, conseguiu chegar ao fim do curso, obtendo o tão sonhado diploma, com o canudo que lhe parecia um doce, um mel nas suas mãos, terminou mais uma etapa em sua vida para vencer, um atleta que superou todos os obstáculos.

O jovem conseguiu um bom emprego, pela sua competência, logo galgou melhores postos dentro da empresa.

Aos poucos ele conseguiu fazer com que a mãe parasse de trabalhar, comprou um pequeno apartamento, que mobiliou com tudo do bom e do melhor.

Seu sonho não terminava aí, ganhando cada vez mais, conseguiu comprar o seu primeiro e tão sonhado carro.

A vida estava finalmente sorrindo para Renato e Alzira. Logo conheceu Paula no trabalho, por quem se apaixonou, acabaram se casando.

Um dia, já completamente realizado na vida, em casa brincando com seus dois filhos, o caçula lhe trouxe. Renato pela primeira vez sentiu curiosidade de ler o conteúdo.

Para sua enorme surpresa, fora escrito por seu bisavô, que viera da Itália, sua alma gelou ao tomar conhecimento de que o deixara na terra distante, uma fortuna da qual Renato era o legitimo herdeiro.

Sorrindo ele pensou como o destino nos reserva coisas inacreditáveis, já que depois de vencer com seu próprio esforço na vida, foi premiado com uma fortuna, com a qual não precisaria passar por todos os sofrimentos, mas sentiu-se um guerreiro, já que venceu na vida por seus próprios méritos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI UMA MENSAGEM PARA O AUTOR DESTE TEXTO - NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO. O AUTOR AGRADECE.

Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...