A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

sábado, 14 de outubro de 2017

E TEM GENTE QUE NÃO ACREDITA! - (AMORA)


Resultado de imagem para GRÁVIDA

E TEM GENTE QUE NÃO ACREDITA!
(AMORA)

ÀS VÉSPERAS DO MEU NASCIMENTO EM 1943, FOI UM ANO DIFÍCIL PARA MEUS PAIS.

TENDO ESTADO DOENTE, PAPAI, PROFESSOR DE INGLÊS, FICOU UM TEMPO DESEMPREGADO, SENDO ENVIADO LOGO APÓS, AO RIO DE JANEIRO, AUXILIADO POR UM IRMÃO BEM RELACIONADO, PARA TRABALHAR NA EMBAIXADA AMERICANA. QUASE QUE VIRO CARIOCA!

PROMETEU ARRUMAR LOCAL PARA MORARMOS E VIR NOS BUSCAR, MAMÃE, MEU IRMÃO MAIS VELHO E EU, ANTES DE NASCER.

COMO ERA MUITO SEVERO, DE EDUCAÇÃO RÍGIDA, NÃO SE ADAPTOU MUITO AOS COSTUMES DO LUGAR. NÃO SEI BEM O MOTIVO, MAS FICOU UM MÊS E VOLTOU, QUANDO MAMÃE JÁ ESTAVA PARA DAR A LUZ.

INTERNOU-A NA PRÓ-MATRE, MATERNIDADE CARA E, CONHECIDA ATÉ HOJE COMO UMA DAS MELHORES, ESPERANDO MEU NASCIMENTO. ERA A VONTADE DE MEU PAI. TUDO FOI MUITO RÁPIDO, PARECIA QUE EU ESTAVA ANSIOSA PARA VIR AO MUNDO! QUASE ACONTECE NO ELEVADOR, O QUE PROVOCOU MUITA CORRERIA.

ATÉ HOJE, QUANDO ME VEJO EM FOTOS,  NÃO ACREDITO QUE SOU EU. UM BEBÊ RECHONCHUDO, VERMELHO, BASTANTE CABELO PRETO, AO CONTRÁRIO DO LOURO QUE FICOU DEPOIS.

NAQUELA ÉPOCA, FICAVA-SE CINCO DIAS NO HOSPITAL. NÃO ERA A RAPIDEZ DE HOJE. A RECUPERAÇÃO ERA MAIS LENTA!

MAMÃE FICOU PREOCUPADA  COM O PAGAMENTO, POIS A CONTA SERIA ALTA E, PAPAI, SEM EMPREGO, NOVAMENTE.

SEMPRE FOI GRANDE DEVOTA DE SANTA TEREZINHA, RECORRENDO A ELA NESSE MOMENTO DIFÍCIL.

QUANDO PAPAI CHEGOU AO HOSPITAL, MAMÃE ACONSELHOU-O A FAZER UMA FÉZINHA NA LOTERIA. ELA HAVIA SONHADO COM DETERMINADO NÚMERO.

NÃO SEI SE É RECOMENDÁVEL O HÁBITO DO JOGO, MAS, NA HORA DA NECESSIDADE, RECORRE-SE A TUDO.

TALVEZ SANTA TEREZINHA NEM TIVESSE LOTERIA, NA SUA ÉPOCA, MAS QUE MAMÃE RECEBEU UMA AJUDAZINHA, RECEBEU.

O NÚMERO SONHADO FOI SORTEADO! PAPAI, MUITO CONTENTE, PAGOU A CONTA E, MAMÃE, RESPIROU ALIVIADA.

MAIS VELHA, QUANDO SOUBE DISSO, RIA E COMENTAVA EM CASA: ”JÁ VIM AO MUNDO DANDO SORTE PARA VOCÊS!” MEIO CONVENCIDA.

INTUIÇÃO, FÉ, SORTE, NOMES QUE VÊM À CABEÇA DOS MUITOS INCRÉDULOS, POR AÍ. SÓ SEI QUE APÓS MAMÃE ORAR, VOVÓ ENTROU NO QUARTO E EXCLAMOU SURPRESA ”QUE CHEIRO FORTE DE ROSAS! RECEBEU MUITAS FLORES?”...

FICO,  ÀS VEZES, PENSANDO NISSO...

                                               





SABEDORIA E INTELIGÊNCIA - HENRIQUE SCHNAIDER


Imagem relacionada


SABEDORIA E INTELIGÊNCIA 1
Henrique Schnaider

Dono de um dos maiores conglomerados do País, o empresário Jose Alves dos Santos detinha totalmente o poder de direção de uma rede de lojas de departamentos, mas já estava sentindo o peso dos anos, diante de tanta responsabilidade.

Naquela tarde haveria uma reunião do Conselho Diretivo da Empresa que estava passando por dificuldades financeiras, devido à crise que o País estava vivendo.
O velho empresário estava pensativo, sentado naquela cadeira na ponta de uma mesa enorme da sala de reuniões, lembrando como tinha começado do nada e onde havia chegado.

Jose pensava em alguma solução para superar os seus problemas financeiros, mas não enxergava uma luz no fim do túnel.

Enquanto meditava, entrou na sala sua filha Renata acompanhada de seu neto Roberto, um lindo garoto, esperto e inquieto, dotado de muita inteligência.

O avô pensou com seus botões que aquele menino, provavelmente dentro de alguns anos iria sucedê-lo e ele gostaria de lhe passar o bastão ainda em vida, pois sua filha não levava jeito para os negócios.

Enquanto estava ali apreciando o neto, lembrou-se de um projeto que na verdade já vinha acalentando há alguns anos. Achou que o momento era adequado para por em prática a ideia de criar uma fundação, que levaria seu nome e a partir do momento em que esta ideia entrasse em vigor, uma parte substancial dos lucros da empresa iriam para este novo projeto.

O objetivo era de financiar pesquisas para o tratamento e cura do câncer. E assim o velho empresário, sentiu-se cheio de vida. Animado mandou chamar um dos diretores da Empresa, pessoa da sua mais alta confiança.

José contou a Nivaldo, que era um dos seus mais antigos diretores e o havia acompanhado por tantos anos ao seu lado o crescimento da empresa, e deu ordens para que sua ideia fosse colocada em prática, o mais breve possível.

Desta maneira, ele conseguiria realizar um antigo sonho e de quebra ainda daria uma recuperação financeira para a empresa, já que através deste projeto, teria uma economia grande e deixariam de ser recolhidos, impostos e taxas, pois devido aos incentivos fiscais do Governo, teria praticamente isenção dos mesmos que tanto oneravam os seus negócios. Desta maneira, ele resolveu seus problemas com uma solução perfeita, mostrando que com a idade vem à sabedoria.



SABEDORIA E INTELIGÊNCIA 2
Henrique Schnaider

Naquela casa enorme, muito confortável, viviam Jose, Renata e seu neto Roberto, pois a sua filha era divorciada.

Havia vários empregados desde faxineiras, motoristas, cozinheira, e Wilma que cuidava de Dona Angélica, que estava doente havia alguns anos.

O empresário ainda na ativa e muito entusiasmado com a sua Fundação, que ia muito bem de acordo com os objetivos estabelecidos, não deixava de cuidar de sua parte física e todos os dias, praticava na academia doméstica, mantendo-se em dia com seu corpo apesar dos seus setenta anos.

Na parte da manhã Jose ia para ver a menina dos seus olhos que levava o seu nome, e como estavam indo as coisas, tanto na parte administrativa como nas pesquisas, objetivo de sua Fundação, pesquisas sobre o câncer. Estava entusiasmado com as possibilidades de novos medicamentos, bem como a possível descoberta da cura desta doença terrível.

Na parte da tarde o empresário seguia para o escritório central das empresas, pois Jose titubeava sobre, largar os negócios e dedicar-se exclusivamente à sua Fundação, queria esperar mais um pouco, já que seu neto Roberto atingiria a maioridade e estava sendo preparando para sucedê-lo. Mas o garoto não havia terminado os estudos que o tornaria capaz de realizar o sonho do avô, assumir a direção dos negócios.

Jose na parte da noite ainda frequentava o parque perto de sua casa, onde treinava corrida, pois sonhava, algum dia em participar de uma maratona, e para isso se preparava.

Finalmente chegou o dia tão sonhado e lá estava ele ansioso para a largada da maratona, e no início, lá foi ele dosando o preparo físico tão bem adquirido, pois seu maior objetivo era conseguir completar todo o percurso.

Jose não só conseguiu correr toda a prova, mas terminou muito bem classificado.

Naquela idade o velho empresário sentiu-se completamente realizado e pronto para novos desafios.



SABEDORIA E INTELIGÊNCIA 3
Henrique Schnaider


Aos oitenta anos de idade, Jose se preparava para entregar a direção de suas empresas para Roberto, que havia se formado e com curso de aperfeiçoamento nos EUA na Universidade de Harvard, tornando-se PHD em administração e negócios.

Ainda cheio de vigor e saúde apesar da idade continuava com todas as suas atividades e ainda sonhando em ampliar o alcance de sua fundação, já que queria aumentar as instalações e criar um departamento de pesquisas voltado ao estudo das doenças de Parkinson e mal de Alzaimer.

Sua esposa havia falecido e Jose passou por um período ruim, até se recuperar do baque que levara.

O velho empresário era forte como uma rocha, superou a dor, entregando-se ainda mais às suas atividades.

Estava chegando a hora de passar a direção das empresas à Roberto que já reunia todas as condições de assumir os negócios da família.

Apesar de toda a capacidade e formação, no inicio, Jose permaneceu ao seu lado dividindo o controle das suas empresas com o rapaz, mas depois de algum tempo, e toda sua experiência de vida e de trabalho, ele percebeu que já era hora de sair de cena, afastar-se da direção, pois Roberto já estava dando o recado.

Como não poderia deixar de ser, uma pessoa como o velho empresário, dono de uma personalidade incrível e tamanha vitalidade, acabou por conhecer Regina, da mesma idade, uma mulher maravilhosa, o envolvimento foi instantâneo, e logo foram viver juntos. Sua nova companheira passou a ir com ele à todas as atividades que  ainda exercia.

Para ele, encontrar, Regina foi algo revigorante, pois ela o incentivava e dava apoio nas atividades da Fundação e inclusive, deu algumas novas ideias que Jose imediatamente pôs em prática, melhorando algumas deficiências que existiam nas pesquisas, que se tornaram ainda mais dinâmicas.

O velho lutador, ainda tinha um sonho nunca realizado, apesar da sua idade, queria participar da maratona de New York e Regina participaram juntos da corrida, e para felicidade de ambos, conseguiram completar o percurso.


Jose e Regina estavam felizes com a vida que levavam àquela idade.

AS MENINAS DA CASA VERDE! - Dinah Ribeiro de Amorim

  AS MENINAS DA CASA VERDE! Dinah Ribeiro de Amorim   José Arouche de Toledo Rendon foi uma das principais figuras do início do impéri...