A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Metáforas e outras Figuras














CUMPLICIDADE DE AMIGO - Do Carmo


Resultado de imagem para dois amigos

CUMPLICIDADE DE AMIGO
Do Carmo


Fiquei sabendo, pelo meu filho, de uma ocorrência com um de seus amigos, que me emocionou deveras.

Os jovens são, em sua maioria, desligados e talvez negligentes com os problemas que parece que realmente não os atingem.

O que meu filho contou-me, demonstrou exatamente o inverso, pois Rafael, garoto charmoso e muito galanteador, sabendo de seu prestígio entre as meninas, assumira uma postura de cumplicidade.

Estava ele conversando com um dos colegas de classe da faculdade, quando um  professor os abordou, dizendo ao seu colega que ele tinha colado durante a prova, que o vira remexer nos bolsos.

Imediatamente, Rafael adiantou-se dizendo que ele havia pedido emprestado uma caneta, pois a dele falhara.

— Solícito, ele procurou nos bolsos e entregou-me uma caneta com a qual consegui terminei a prova.

O professor olhou-o fixamente, ao que ele sustentou o olhar.

Dirigindo-se ao transgressor, o mestre estufando o peito, disse:

— Rapaz, você é um afortunado. Atualmente é muito difícil  se encontrar uma pessoa tão fiel e cúmplice como esse seu amigo.

Conserve-o para sempre.

FIGURAS DE LINGUAGEM


AMIGA DE VERDADE - Do Carmo


Imagem relacionada

AMIGA DE VERDADE.
Do Carmo

É muito difícil se certificar de que você tem um verdadeiro amigo. Para tal, se faz necessário a pessoa possuir alguns requisitos sendo que, ao meu ver, os essenciais e difíceis de encontrar são:  sinceridade, lealdade, fidelidade e cumplicidade

Na maioria das vezes, convivemos com pessoas que, embora muito próximas e compartilhando o dia a dia, nada conhecemos de sua essência, sentimos sempre uma dúvida sobre seus sentimentos.

Em contra partida, há outras que mesmo não sendo tão presentes, sentimos que podemos confiar plenamente e recorrer ao seu auxílio a qualquer momento.
Esse comportamento está presente em minha vida, através da Raquel, desde nossos seis anos de idade, quando ela veio ser minha vizinha na época.

Não  morando próximas, não nos vemos amiúde porém, nossa sintonia é imensa. Sempre que alguma de nós precisa de um abraço, de uma palavra amiga, sem motivo  telefonamos e muito rápido, estamos uma ao lado da outra.
Já houve um episódio, há alguns anos, que ela deixou um jantar com parentes para socorrer uma vizinha que se encontrava em apuros.

É raríssimo conquistarmos uma pessoa que se torna nossa amiga tão sincera, leal, fiel e cúmplice, como eu tenho a ventura de possuir.



UMA TURMA NOTA DEZ! GENTE NOVA CHEGANDO NA TURMA





ICAL COM GENTE NOVA NO GRUPO!
Oba, a turma está cada vez maior.

Seja bem vindo Henrique Schnaider.


Que este grupo lhe traga muita sorte e criatividade.



Henrique Schnaider




Rejane Martins




















Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...