A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

SEGREDO DESVENDADO - Do Carmo


Resultado de imagem para RAPAZ LENDO AVIDAMENTE

SEGREDO DESVENDADO
Do Carmo


Episódio I



Jaime, ao chegar da aula, é chamado pelo porteiro do prédio onde mora com sua mãe, que lhe entrega um envelope onde está escrito seu nome com letras garrafais. Ele agradece e acelera o passo para poder entrar em casa rapidamente e ver o conteúdo do envelope que, pelo tato, julgou ser um livro e bem grosso.

Entrou, chamou pela mãe e abrindo o envelope, pergunta-se: quem o teria deixado sem se identificar.

Realmente, era um livro com muitas folhas e ao folheá-lo espantou-se de tal forma que sua mãe preocupou-se e perguntou-lhe:

-Jaime, você está pálido, o que tem nesse livro que o perturbou tanto?

-Não entendo o que é isso, pois ele é todo codificado, com símbolos e números marcados com grifos, provavelmente é de algum outro Jaime e não eu.

Em seguida, pega sua mochila e o envelope com o livro e apressado vai para o seu quarto.

Muito angustiado, diz consigo mesmo:


- Será que fui descoberto?

Muito abalado, sem querer conversar com sua mãe, Jaime joga-se na cama e chora compulsivamente. Depois de alguns minutos, mais controlado,  pondera:  

— O que isso quer dizer? Quem enviou esse mal fadado livro codificado, e por quê? E certas palavras grifadas e símbolos sem nexo? Quais as conseqüências que sofrerei depois de decifrá-los? Quantos amigos terão conhecimento? Com fervor, espero estar errado em minha dedução precipitada. Bem, agora não adianta me lamentar, o resultado, logo mais saberei. Não quero que minha mãe sofra, confio em seu amor e terei, sem dúvidas, o seu perdão.

Levanta-se, compõe-se novamente, pede a sua mãe que lhe faça um bom lanche e com o livro na mochila, volta para seu quarto.

Começa a ler e fazer anotações e a cada palavra grifada, símbolo ou código decifrado, Jaime fica totalmente aturdido.

— Meu Meus, mas o que é isso? Quanta amargura, rancor, desalento e planos de vingança?

Por mais de três horas, Jaime fica debruçado sobre o material que o fez sofrer o que jamais imaginou, revendo e analisando sua decodificação e refazendo o texto, tornando-o muito claro.

Chama sua mãe, que logo entra em seu quarto e fitando-o com olhos marejados, surpreende-se ao notar sua tranquilidade. Senta-se pede que fale.

— Mamãe, eu sofri e a fiz sofrer inutilmente, pois com total certeza, esse livro não foi enviado para mim; neste prédio ou nas redondezas, deve morar algum Jaime, que é médico e cirurgião, que por fatalidade, uma de suas pacientes faleceu em meio a uma cirurgia de coração e um de seus filhos culpa-o pelo acontecido e promete vingar-se. Não sou eu.      

Com ar grave e voz emocionada, confessa para mãe que tem um segredo e que qualquer dia ele revelará, mas que fique tranquila, pois não é nada sinistro.



Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...