A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Livro Intrigante - Ana Catarina Santanna Maues


Resultado de imagem para livro antigo

Livro Intrigante
Ana Catarina Santanna Maues

     Caminhava distraído pela portaria do meu prédio, ia até a rua comprar pão, minha rotina de todos os dias, quando chutei algo no chão. Com pouca luz no ambiente, pois ainda não tinha dado seis da manhã, não identifiquei o que era.  Forçando bem a vista, pois a penumbra era grande, procurei por algo ali próximo de mim. Foi quando vi um pacote, no início pensei ser, mas quando abaixei para juntar tratava-se de um envelope e nele estava escrito o meu nome, Jaime, com letras garrafais.  Fiquei espantado com o sucedido. Que estranho! Quem teria deixado um envelope para mim?


     Não teria a quem perguntar, pois nem porteiro tínhamos, fazia tempo. Por certo teriam enfiado pela fresta da porta. A curiosidade devorava-me e eu retornei ao apartamento doido para ver o conteúdo do tal envelope. Lá chegando não abri, rasguei tamanha ansiedade. Deparei-me com um livro bem velho, fino, escrito todo numa língua que não conhecia. Quanto mais passava os olhos por ele mais aguçada ficava minha curiosidade. Com a respiração presa, não parava de folhear,  e mais surpreso fiquei quando notei algumas páginas marcadas,  nelas frases sublinhadas e números circundados. A partir daí pensei num grande mistério a traduzir. No auge dos meus quatorze anos procurei sem sucesso entender que língua era aquela em que ele estava escrito e as tais marcações. Com o tempo deixei-o de lado, segui o curso da minha vida, esqueci-o num canto qualquer e nunca mais lembrei dele. 



Viagem fantástica

   E chegou  2017.  Lá se vão mais de sessenta anos debruçado sobre livros, fazendo viagens a lugares longínquos, mantendo contato com os mais variados povos e tipos de pessoas, tudo isto em nome do que acredita ser a mais fabulosa pesquisa que revolucionará o mundo moderno,  mais até que  a informática e seus desdobramentos. Hoje Dr. Jaime parte para a Suíça e vai finalmente realizar o primeiro teste, fruto de seu trabalho solitário. Conseguiu autorização para usar o maior acelerador de partículas do mundo e está prestes a comprovar todas as suas suposições. Está bastante entusiasmado e fala consigo mesmo, apertando contra o peito um pequeno livro:

—  Empenhei toda minha vida nisto! Aqui está o resumo de décadas de trabalho, que precisei escrever em dialeto africano de uma tribo já extinta para não correr o risco de alguém roubar e patentear minha  pesquisa. Nele está o passo a passo do que busquei incansavelmente, obstinado em descobrir e que sei que consegui. Tenho certeza de que se confirmará positivamente no laboratório de Genebra o que busquei por anos.

Enquanto fala,  pega uma caneta e direciona-a ao livro:

 —  Agora basta que eu marque as páginas principais, sublinhe as palavras chaves e circunde os números da sequência correta e ninguém descobrirá o que há por trás disso, UMA VIAGEM NO TEMPO.

   Ao pronunciar estas palavras, Dr. Jaime sente um arrepio por todo o corpo. 
Totalmente paralisado e fitando o pequeno livro,  revê o que acabou de fazer:  
      
 Marquei as páginas, sublinhei palavras chaves, circundei números.

   Sua mente inundou lembrando-se de quando tinha quatorze anos de idade, recordação que aqueceu seu coração e  iniciou  uma busca frenética por todo o apartamento. Abrindo gavetas, afastando livros na estante, vasculhando cada canto possível,   procurava, procurava, procurava, até que chegou a um velho armário  próximo a área de serviço e avista por trás de objetos empoeirados, ele. Aproximando lentamente uma das mãos, segura o tal objeto. Trata-se de um pequeno livro, que automaticamente compara com o que carrega na outra mão. São idênticos. Dr. Jaime já chorando, cai de joelhos e exclama absolutamente perplexo com sua constatação:                                                              

— Realizei a viagem no tempo!

Surpreendente pesquisa -Ana Catarina Santanna Maues

Resultado de imagem para desenho de mulher escrevendo no computador

Surpreendente pesquisa
Ana Catarina Santanna Maues

    Marisa olha o relógio e fala consigo mesma:

    — Trabalho escolar pra levar amanhã e eu como sempre enrolada não tive tempo de fazer, agora vou ter que dormir tarde.  Quais meus dons? Difícil isso! Preciso recorrer ao santo Google.

    Uma hora depois, comenta sozinha:

    — Interessante  pesquisa, aprendi que o termo  "dons" em grego é charisma, que significa presente oferecido de boa vontade e diz respeito ao que Deus coloca infuso em nossa vida para nossa santificação. Dons que nos são ofertados e servem para nos santificar.  Temor de Deus, Piedade, Fortaleza, Prudência, Ciência, Inteligência e Sabedoria.

       Mas se bem entendi a pesquisa  pedida trata-se de descobrir meus talentos, que estou vendo aqui ser  diferente de dom. O talento é a aptidão que vem auxiliar as pessoas no desempenho e administração de suas próprias vidas, e quando combinados com a profissão,  hobby ou trabalho, estas atividades  desenvolvem-se em plenitude.

        Uma forma de alcançar a felicidade é viver os seus talentos. Estou gostando de saber isso. Agora preciso pesquisar pra saber quais aspectos da personalidade são considerados talentos.

       Após mais trinta minutos de internet, fala em voz alta:

   Que maravilha! Encontrei a definição de talento. Talento é resultado de genética ou treinamento e revela quem somos.   São 34, Contexto, Significância, Restauração, Responsabilidade, Relacionamento, Realização, Prudência, Positividade, Pensamento estratégico, Organização, Intelecção, Input, Individualização, Inclusão, Imparcialidade, Ideativo, Harmonia, Futurista, Foco, Excelência, Estudioso, Empatia, Disciplina, Desenvolvimento, Crença, Conexão, Comunicação, Competição, Comando, Carisma, Autoafirmação, Ativação, Analítico, Adaptabilidade.   

        Marisa continua:

  —  Observando o que cada um significa, fico feliz em perceber que possuo bem mais do que supunha, sou responsável, prudente, organizada, imparcial,  ideativa, eu realizo, tenho harmonia, empatia, comando, carisma, e  possuo  a d a p t a b i l i d a d e.


       Show! Amei fazer esta pesquisa.

O cãozinho aventureiro - Alberto Landi

    O cãozinho aventureiro Alberto Landi                                       Era uma vez um cãozinho da raça Shih Tzu, quando ele chegou p...