A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ah! Os faróis de Maine... - Dinah Ribeiro de Amorim


Ah! Os faróis de Maine...
Dinah Ribeiro de Amorim

  Maine, uma bela cidade litorânea dos Estados Unidos, além das belezas naturais e das incríveis construções, tem uma enorme produção de lagostas em suas águas, tornando-se a grande riqueza econômica da região. Atrai inúmeros turistas, e pessoas interessadas nesse tipo de comércio. A movimentação de embarcações em seu porto é grande, por causa disso há cerca de sessenta faróis que iluminam suas noites, cruzando os ares com suas luzes, orientando nos mares bravios os navios mais tardios. Seu observatório é um dos mais altos e poderosos do mundo.

  Neste lugar encantador, aportou um dia, Richard, um robusto rapaz holandês, muito louro, bonito, que apaixonando-se pelo local, acabou se estabelecendo na pensão da simpática Shirley, e sua filha Nancy de dezesseis anos, muito desenvolvida para a idade, aparentando ser mais adulta.

Richard e Nancy, atraídos mutuamente, logo travaram grande amizade. Combinavam passeios, trocavam palavras desconhecidas, aprenderam um a linguagem do outro.

Numa bela noite enluarada, dessas que não se consegue ficar em casa, resolveram ir até o cais, observar os faróis.

Caminharam até o observatório da ponte, subiram seus inúmeros degraus, chegando cansados, ao ponto mais alto. Maravilhados com aquele encontro de luzes, águas negras batendo nas rochas em forma de espumas brancas, semelhante a flocos de neve faiscantes, como se as estrelas do céu estivessem refletindo seu brilho dentro do mar, perceberam uma pequena embarcação chegando, calmamente, aproximando-se do ancoradouro.

  Olhando mais atentamente, reconheceram o barco de Mestre William, um dos pescadores locais, chegando tardiamente e pouco iluminado. Preocupados, supondo que poderia estar ocorrendo algo anormal, avisaram a guarda costeira que logo o iluminou com seus faróis, tornando totalmente visível a embarcação.

Ah! Os faróis de Maine!

Sessenta faróis iluminando em cheio o barco de Mestre William, era como se tivesse nascido o dia!

Assustado, Mestre William, apareceu no convés, seguido de uma mulher desajeitada, com os cabelos desalinhados, tentando rapidamente se compor. Muito sem jeito, o Mestre fez um sinal com as mãos, avisando a polícia que estava tudo bem.

Saíra apenas para um pequeno passeio com a namorada – pensou - e logo ficou todo a descoberto.

  Nancy e Richard, com gargalhadas maliciosas, desceram rapidamente as escadas, loucos para contar a nova fofoca da cidade: o namoro de Mestre William com uma desconhecida.

  Ao entrarem em casa, procuraram por Shirley, mãe de Nancy, acreditando que ela amaria saber o que haviam feito. Shirley era louca por uma piada!  Mas, não a encontram. Chamaram seu nome e, nada. Esperaram na sala e, meio sem jeito, apressada e desarrumada, de olhos baixos, depararam à porta com uma Shirley tímida, envergonhada, que correu para seu quarto.


Magia e sonho - Jany Patricio


Magia e sonho 
Jany Patricio         
    
Era uma noite quente de julho. Um verão fora de época. O ar estava seco. A vizinhança toda na calçada. As crianças corriam e andavam de bicicleta. Os adultos conversavam e reclamavam do tempo.

        Em meio aos latidos dos cães barulhentos, chegou o entregador de pizzas na residência dos Fernandes. Bateu palmas. Vieram ao portão dona Sofia e Gustavo, trazendo o pagamento trocado  com gorjeta.

        — Esperem! Não entrem ainda! – disse o rapaz da moto. – Hoje é aniversário da Pizzaria Sabor da Magia e quem ganha o presente é o cliente! – sorriu tirando uma do capacete uma cartola. – Peguem estes dois ingressos para a matiné de sábado do Circo Manolo.  Não percam! E levem seus sonhos!
        E desapareceu como num passe de mágica, deixando no ar uma névoa colorida e perfumada, e a cara de assombro dos vizinhos.

        Ao entrarem, mãe e filho ficaram surpresos com a expressão de espanto de Mariana.

        — Ingressos para o Circo Manolo! – disse eufórica. Onde conseguiram? Eu quero ir mãe!

        — Calma! Aqui tem dois ingressos. Se o Gustavo não quiser ir eu vou com você!

        — Eu não quero não! Prefiro ficar jogando na Internet com meus amigos.
        Mãe e filha divertiam-se com os palhaços, quando o apresentador surgiu anunciando o show de mágicas, principal atração da tarde.

        — Senhoras e senhores, temos a honra de apresentar o grande Manolo, com a participação de Igor, novo talento do ilusionismo!  

        Mágicas muito bem executadas arrancavam a admiração e aplausos da plateia.

        Enquanto apreciava o espetáculo, dona Sofia notou que os rostos dos artistas pareciam familiares. O jovem estava bastante maquiado, com uma grande cartola que quase tampava o rosto, mas...

        — É o entregador de pizza! – disse apertando o braço de Mariana.

        A menina assustou-se. Naquele momento terminava o espetáculo com a levitação de Igor, sob os aplausos calorosos do público. De repente, arregalou os olhos, reconhecendo Gustavo, seu irmão, que pairava fixo no ar.

        Dona Sofia chorava, enlaçada por Lorenzo, seu marido, que sorria com ar de satisfação.


Quem era ela? - Hirtis Lazarin

  Quem era ela? Hirtis Lazarin     A rua já estava quase deserta. Já se ouvia o cri-cri-lar dos grilos. A lua iluminava só um tantin...