A GRANDE JORNADA - CONTO COLETIVO 2023

FIGURAS DE LINGUAGEM

DISPOSITIVOS LITERÁRIOS

FERRAMENTAS LITERÁRIAS

domingo, 5 de outubro de 2014

REALIZAÇÃO DE UM SONHO! - Dinah Ribeiro de Amorim



REALIZAÇÃO DE UM SONHO!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Era uma Drag Queen, um artista transformista. Trabalhava à noite, nas boates de São Paulo, lá pelos lados da Rua Frei  Caneca. Seu nome de guerra, Valquíria. Gostava de cantar, fazer imitações de artistas famosas, vestir-se e se pintar como elas. Adorava seu trabalho e não pensava muito em vida amorosa, embora já tivesse amado algumas pessoas, do seu meio. Aos poucos, foi ficando conhecida e famosa, ganhando um bom dinheiro com suas interpretações. Era bom ator ou, para alguns, boa atriz.

  Apesar disso, Valquíria tinha um sonho ainda não concretizado. Sua maior ambição, sua maior realização seria imitar uma atriz que, para ela, era um luxo, o máximo de feminilidade, suavidade, beleza, voz de menina em corpo de mulher, sensual: Marylin Monroe. Para isso, via constantemente seus filmes, vídeos, fotos, principalmente cenas de sua vida como aquele momento emocionante em que cantou “Happy Birthday” ao presidente dos Estados Unidos, enlouquecendo os presentes. Treinava e imitava sua voz, pintura, peruca loira, colocava enchimentos nos lugares adequados e vestido colante e brilhante como o dela. Quando a imitava, era muito aplaudida, sendo considerada sua melhor performance. Sentia-se realizada.

  Sua fama nesse meio foi crescendo até que chega aos ouvidos de um empresário de Brasília, agente de artistas da noite, que necessitava de um número especial para uma festa de aniversário do presidente da república Epaminondas da Cruz e Souza, que estava se despedindo do seu mandato. Essa festa seria num famoso estádio, com entrada gratuita à população.

  Valquíria, emocionada, é convidada a participar dessa comemoração e interpretar seu número tão bem feito e famoso. Era tão perfeito que muitos até duvidavam que não fosse a atriz real.

  Chegada a noite da festa, com o estádio cheio, vários shows, bandas de música, corais, hinos, presidente e família em lugar especial, quando já iam se retirar, pensando que tudo tivesse acabado, aparece Valquíria, portando um grande bolo, iluminada por flash dourado, fazendo brilhar seu vestido de lantejoulas e peruca loira, linda mesmo em sua maquiagem, voz e gestos sensuais, cantando para o presidente o “parabéns a você” de um modo tão insinuante que, os presentes, boquiabertos, nem falavam. Até o  presidente duvidou e quase acreditou que fosse verdade! Mas, a atriz havia morrido!  Após a apresentação, Valquíria foi aplaudida de pé e cumprimentada pessoalmente pelo presidente e  sua família que, encantados, sem saber ao certo quem era ela, vieram  cortar seu bolo.


  O sonho estava realizado! 

PÉS RACHADOS BROTANDO SANGUE! - Dinah Ribeiro de Amorim



PÉS RACHADOS BROTANDO SANGUE!
Dinah Ribeiro de Amorim

  Os pés de Mirela, calejados pela vida embora fosse muito jovem, já tinham rachaduras e, por algumas, brotava sangue! Há tempos que não viam sapatos, quando muito, chinelas de borracha conseguidas em botecos próximos, quando o dinheiro dava.

  A caminhada iniciada, desta vez, seria longa e, desde que saíram de casa em busca de outras paragens, não haviam feito um pouso, nesse caminho sem destino e fim.

  Chicão, o líder do grupo, não cedia! Acostumado a essa vida errante, sem ponto fixo, procurando condições mais favoráveis de vida para todos, só permitiria um descanso lá pela tardinha, quando escurecia.

  Tomariam então, o pouco d’água que restava, bebendo um gole cada um. Abririam a sacola de comida escassa, que seria repartida igualmente: nacos de pão amanhecido, pedaços de rapadura, restos de toucinho defumado que sobraram da última compra feita no antigo empório do Seu Januário, preparariam espaço para dormida com os trapos que trouxeram, escolhendo uma sombra que a mata oferecia.

  Era essa a vida que levavam, andando sempre à busca de novos lugares, semelhantes a ciganos ou índios atrás de novas terras para plantio, água para viver, alimento para comer. Quando a região encontrada se esgotava, saíam procurando outra para se instalar.  

  Desde que se conhecia por gente, Mirela crescera assim,  fugindo dos lugares secos e achando água no fim.


  Pés rachados, brotando sangue, acostumaram-se enfim!

Uma partida feliz - Jorge da Paixão



Uma partida feliz
Jorge da Paixão      

Sr. Zezinho Pacheco, homem honesto e trabalhador, vive na labuta  diária  em sua rocinha lá na estrada da Virada.

Ao lado da esposa Mariquinha e um casal de filhos sadios todo dia  vão dormir com as galinhas, porque precisam levantar as 3:30 da  madrugada para ir buscar o dia.

Esteja chovendo ou não, faça frio ou calor eles pegam a estrada da virada e caminham mais de uma légua até quando a aurora começa a aparecer!

Então eles fazem o mesmo percurso até chegarem novamente na roça com o precioso Sol brilhando no magnifico céu azul.

Sr. Pacheco então vai trabalhar em companhia de Mariquinha feliz, aonde planta e colhe para vender na feira para sobrevivência da família enquanto  os filhos vão para o colégio na cidade.

A vida do Sr. Pacheco é assim, deitando todo dia com as galinhas e levantando as 3:30 da madrugada para ir buscar o dia...

O Sr Pacheco afirma com toda garantia: Eu vou buscar o dia porque ele tem sido assim há muitos anos... Não tenho coragem de viver sem ele!


VIAGEM DE TREM E PONTE ENCANTADA! - Dinah Ribeiro de Amorim



VIAGEM DE TREM E  PONTE ENCANTADA!
   Dinah Ribeiro de Amorim

  Ficara assim desde a morte da mãe. Distraído, sem controle, apático, deprimido, com algumas alucinações. Não era mais o mesmo.

  Aconselhado por amigos e familiares, resolve, meio a contragosto, fazer psicoterapia. Até que gosta, sente que está melhorando aos poucos, preenchendo espaços vazios de sua mente com meditações e assuntos mais profundos e reais.

  Numa tarde, entrando no consultório, depara-se com o médico caído no sofá, como se estivesse morto. Chama-o e ele não responde. Procura a enfermeira para  avisá-la do ocorrido e verifica que não está em seu posto. Pronto! O pânico, o descontrole, o medo, tomam conta do seu ser. Alguém havia assassinado seu médico e ele fora o último ou o primeiro a vê-lo. Seria considerado suspeito número um, lógico, afirma sua mente alucinada. Nem espera para verificar direito o ocorrido. Foge dali correndo, vai para sua casa, faz uma pequena mala, super-apressado e corre para a estação de trens, entrando no primeiro vagão disponível.

  Sentado,  fingindo calma, não sabendo ao certo para onde ia, relembra mais uma vez toda a história: médico caído, ninguém no consultório, ele o único a vê-lo, enfermeira ausente,  horário seu! Entra em surto. Vêm as alucinações. Guardas invadindo o trem à sua procura! Mostram sua foto para outros passageiros; não sabe definir ao certo se é sua mente imaginando ou realidade. Olha para a janela e vê o trem passando por uma ponte estreita. Parece um rio. Sempre nadara bem. Não tem dúvida. Essa ponte seria sua salvação! Joga-se pela janela tentando pensando alcançar o rio. A água o atraia! Quem sabe, com a correnteza, chegaria a um lugar seguro!

                                                                                        

O mundo é uma realidade - Jorge da Paixão




O mundo é uma realidade
Jorge da Paixão  

Não tenho medo do mundo... Apenas respeito ele, por ser maravilhoso e cheio de surpresas com suas bifurcações entre o bem e mal.

Através do premio da vida concedida por Deus somos sementes da Natureza, fruto do seu ditoso amor com alta dignidade material e espiritual para através da arte, criar e embelezar a divina providencia.    

O mundo é uma realidade moldurada de ilusões que nos leva a ser atraído ao apego material!


Se não tivermos força de vontade e controle emocional, procurando sempre lapidar a nossa  sutil expressão com sentimento ecumênico semeando o amor fraternal, agradecendo dia e noite  a Deus por esse merecimento da riqueza da vida de poder aqui habitar respirando os perfumes das flores  e poder escutar o cantar dos passarinhos...

FALTA DE ÁGUA! - Dinah Ribeiro de Amorim






FALTA DE ÁGUA!
Dinah Ribeiro de Amorim

Era uma cidade grande, perto da capital do estado. Não virou capital porque surgiu depois, tornando-se também progressista, de grande poder econômico, cheia de gente, como São Paulo. Atraídas pelo sucesso, fama, dinheiro, acabou seduzindo pessoas sem chances em seus lugares de origem.

Confluência, assim chamada por ser ponto de encontro de muitas águas, atravessada por três rios importantes e caudalosos: Grande, Paranapanema e Tietê, foi nascendo rapidamente às margens deles.

Usinas hidrelétricas, distribuindo energia ao estado todo, canais de irrigação, fornecendo água tratada a toda população, fez dessa cidade  sucesso tanto na parte rural, criações de animais e agricultura como também na zona  urbana, surgindo grandes indústrias.

 De temperatura amena, épocas de chuvas regulares, assim se mantinha Confluência, em equilíbrio, facilitando a vida do povo.

O tempo foi mudando, a temperatura aumentando, o Sol se aproximando, as chuvas escasseando e as pessoas não notando. Abusavam muito da água, esquecia-se de armazenar, não mudavam seus sistemas de irrigação e canalização, até que a plantação, a criação, o apagão, foram chamando a atenção.

 A cidade passou a sofrer uma grande seca, repercutindo em sua vida econômica e na saúde da população. A natureza em desgaste, cobrando uma reação.

Que fazer então! Comentava a população. Cobrando dos seus governantes, maior atuação!

 Surgiram muitas ideias, variação de opiniões, fazendo os mais crédulos, pedidos de orações. Até que um idoso, estudando bem o problema, observou em livros, o mapa da região. Descobriu novos rios próximos, banhando outras cidades, que abundavam em águas, trazendo na época das cheias, excesso de fertilidade.

 Foi sugerida a canalização. As águas de novos rios para Confluência, então, engrossando as antigas águas que estavam em lentidão. Demorou esse trabalho e exigiu da população, grande esforço e contribuição, até haver solução.

Lugares que sofriam com enchentes, agora não sofrem não e as secas diminuíram, nova vida trazendo à aflita região.

Não deixou o Senhor de responder à oração, iluminando alguém com seu brilho para resolver a questão.


  

O LAGO DE TUALATIN - Alberto Landi

  O LAGO DE TUALATIN Alberto Landi   O lago de Tualatin está localizado nos arredores da cidade de Portland, Oregon, é um dos poucos r...